sexta-feira, 12 de junho de 2009

Fevereiro, junho, valentim, santo antonio...

Dia dos namorados, data infeliz para todos os encalhados de plantão. Porque mesmo sendo uma data puramente comercial, este dia vem para esfregar na cara o tal encalhamento. É o dia em que você acha que todos no mundo estão namorando. E não importa para onde você olhe. sempre tem um casal apaixonado fazendo alguma idiotice que te faz sentir vontade de vomitar. Mas é uma vontade externa, só aparente. Porque no fundinho da alma, lá naquele cantinho escondido dentro, você está louca pra falar um monte de idiotices, com voz de bebê, chamando o ser amado de titiquinha, macaquinha e qualquer outro inha que seja bem ridículo.
É aquele dia que você queria mesmo era ir a um shopping enorme, entupido de gente, que te faz pensar que toda a população do Rio de Janeiro decidiu ir para o mesmo shopping que você. Você quer mesmo é enfrentar as filas homéricas no estacionamento quente e lotado. Quer ser parte integrante daquele aglomerado peculiar de pessoas em frente ao McDonald’s, ouvir a gritaria incessantes dos pobres atendentes que precisam ser ouvidos: “SAI UM NÚMERO 2 COM BATATA MÉDIA E COCA-ZERO”, com um carrinho de bebê batendo na sua canela porque o pai está olhando pro lado esquerdo, onde uma morena gostosa está passando e a mãe ta no celular falando com a prima da tia da colega de trabalho pra pegar uma receita de corvina ao molho de camarão pra fazer no domingo para a sogra.
É nesse inferno que você quer entrar para gastar o que lhe sobrou do pagamento do mês naquele casaco (ou tênis, ou um outro objeto qualquer) só porque você ouviu um dia, há 3 meses atrás, que a pessoa queria aquele casaco (ou tênis, ou um outro objeto qualquer). E é o restante do seu pagamento, todo o dinheiro que você tem naquele momento porque você faz questão que seja algo bem caro, bem expansivo. Como se isso fosse fazer seu amor amar-te eternamente.

Aqui no Brasil comemoramos o dia dos namorados em junho. E há uma explicação muito lógica para isso. Todos os meses do ano são compostos de pelo menos uma data comercialmente importante. Dia das mães, dia dos pais, dia do amigo, dia da avó, férias, páscoa, dia das crianças... E em junho? Você vai pular a fogueira de São João e se dar por satisfeito? Ou ir à uma quermesse de Igreja e se sentir feliz?
Pensa comigo: Quais as datas comemorativas que vendem mais? Os Dias né? Dia das mães, dia dos pais, dia das crianças.... Em fevereiro, quando originalmente comemora-se o dia dos namorados – explicações aprofundadas no parágrafo abaixo – aqui no Brasil tem o tão esperado e comemorado carnaval, correto? Sim, claro! O dia das mães é em maio. O dia dos pais só em agosto. Entre maio e agosto ainda moram junho e julho. 2 meses que afastam o comércio de se manter em alta. Mas julho são as férias escolares, que geralmenta ajuda porque para sanar a carência dos filhos os pais gastam rios de dinheiro. E em junho? Vamos fazer todos os casais gastarem dinheiro com jóias, perfumes, roupas, jantares, flores, chocolates, cinemas e motéis, pensaram, em algum momento, os comerciantes.
Há quem diga que aqui no Brasil o dia dos namorados é comemorado em junho por conta da festa de santo Antônio, o santo casamenteiro. Meu Deus, se for por isso é mais de mal gosto ainda, não concordam?
A mulherada encalhadona, fazendo promessa, novena, oração, macumba, amarração... Tudo para tentar melhorar sua situação afetiva de alguma forma. O pobre do santo é afogado, virado de cabeça pra baixo. Fazem as mais diversas maluquices e baixarias por conta de um grande amor. E ainda me colocam a data mais depressiva do ano para os encalhados de plantão justamente no dia anterior ao dia do santo casamenteiroo? Prefiro acreditar que é puramente comercial o motivo. Porque ou os responsáveis pela comemoração dos dias dos namorados queriam matar as solteironas de vez, ou queriam incendiar as igrejas com todas as velas que são acesas, ou queriam ver todas as encruzilhadas da cidade repletas das mais variadas macumbas possíveis.

Historicamente falando, dia dos namorados é comemorado dia 14 de fevereiro, dia de são Valentim.
São Valentim foi um bispo romano que, contrariando as imposições do imperador Cláudio II, continuou celebrando casamentos, mesmo tendo sido proibido pelo seu imperador. Mas são Valentim não queria saber disso não. Ele queria mais era celebrar o amor entre os que se amavam. Claro que foi descoberto em suas práticas e condenado à morte. Enquanto estava na cadeia esperando a morte chegar, ele recebia flores e cartas dos jovens dizendo que ainda acreditavam no amor. Certa vez recebeu uma carta de uma moça cega, filha de um dos carcereiro, que, por sua vez, certamente estava predestinado a vir brasileiro em alguma encarnação, arrumou um jeitinho para a filha encontrar o amoroso Valentim. Ela encontrou-o, os dois se apaixonaram e ela recuperou a visão. Mas infelizmente nada impediu que a cabeça de Valentim continuasse no lugar e ele foi decapitado dia 14 de fevereiro de 270 d.C.

Recalques à parte, celebre o dia dos namorados, mas por favor, não dê tanto mérito assim para ele. É apenas uma data. Não se permita sofrer horrendamente por apenas esse dia. Valorize o que há de ser valorizado. Você namorou o ano inteiro... não se desespere de estar solteiro nesta data! A vida é curta minha gente. Temos muito que aproveitar. E se hoje é dia dos namorados e você está aí, curtindo a maior fossa, mude. Tome um banho daqueles, coloque uma bela roupa e vá para o shopping que citei acima. Quem sabe seu conto de fadas não está por lá....

2 comentários:

Aline disse...

Adoro ler as coisas que você escreve.

Inexplicavelmente se encaixam... Ô e se encaixam!

hahahahaha

Saudades de tu!

Bjo!

Renata disse...

hahahahahaha ... adorei o seu post!! Não sabia do São Valentin!! Mas vou te dizer ... datinha realmete comercial. Tô namorando, mas esse dia nem foi tão importante assim. Namorar exige respeito, carinho, troca e isso deve ser cultivado todos os dias. Bjão e parabéns pelo post.

A SAGA DA FAXINA

Sete horas da manhã. Acordei, olhei para a casa e pensei: Hoje é um belo dia para se fazer uma faxina. Foi uma vontade totalmente espontânea...