terça-feira, 2 de junho de 2009

PROBLEMA ou FATO

Em mais uma de minhas incansáveis buscas no profano interior de minha mente, ontem, me ocorreu uma idéia que quero dividir com todos. Na verdade essa idéia faz parte de meus pensamentos desde que me entendo por gente, mas ontem decidi dividí-la para saber se sou incoerente demais, louca demais ou com tempo ocioso demais.
Eu estava analisando a sutil – e importantíssima – diferença entre um problema e um fato. Tenhamos em mente que precisamos analisar no senso comum, no geral. Analisar cada caso levaria uma eternidade, e convenhamos, esta nem se trata de uma teoria que modificará o mundo. Talvez a proposta dela seja aumentar a possibilidade de tentarmos modificar a maneira como encaramos nossa vida. Talvez um “brincar de Poliana” dos tempos hodiernos. Uma perspectiva mais “pra frentex” das merdas que acontecem conosco.
Vamos lá.
Você consegue definir para mim o que é um problema? Ou um fato?
Tenho para mim que problema é toda situação que requer solução. Seja ela fácil ou difícil, rápida ou demorada. Mas há uma solução. Sempre há. Quando um problema não tem solução automaticamente ele deixa de ser um problema e passa a ser um fato, ou seja, algo que irreparavelmente vai acontecer, faço o que fizer. Deixo claro aqui que nem fato e nem problema são ruins ou bons. Às vezes são um, outras são outro, mas não são facilmente definidos apenas pela sua descrição. Há necessidade de um entendimento maior dos mesmos para que se possa adjetivá-los desta forma.
Vejamos os exemplos. A morte? Fato ou problema?
Fato. Ela vai acontecer, quer você queira, quer não. Não há solução que evite que ela aconteça. É ruim? Não, é apenas um fato.
Ficar doente por conta do cigarro? Problema. Você foi imbecil o suficiente para permitir-se viciar e manter-se viciado em algo que, aplicando a lei do máximo, o máximo que faria era te matar, aos poucos, com alguma doença muito bizarra que te sugaria até o último suspiro.
Geralmente queremos que o fato vire problema e o problema vire fato. Tentar entender que um fato simplesmente é deve ser algo além da imaginação. É no sentido “ser” da coisa e não somente um verbo de ligação. É. Ele existe, acontece. Irremediavelmente acontece. O problema aparece como o desafiador de nossa capacidade psico-intelectual. Ele aparece para que aprendamos a lidar com as mais diferenciadas situações que a vida proporciona. Para que achemos, muitas vezes, que, de tão complicado, não tem solução. Problema aparece para que possamos crescer.
Tentamos resolver o fato e explicar o problema.
Somos seres humanos.
Fato ou problema?

Nenhum comentário:

A SAGA DA FAXINA

Sete horas da manhã. Acordei, olhei para a casa e pensei: Hoje é um belo dia para se fazer uma faxina. Foi uma vontade totalmente espontânea...