domingo, 28 de junho de 2009

Você é capaz de enxergar beleza nos menores detalhes?
Você é capaz de enxergar os detalhes?

Certa vez eu estava conversando com uma pessoa muito especial para mim, daquelas que você faz tudo que está dentro do possível para ver feliz. E do impossível também. Ela estava muito deprimida, passando por um momento muito conturbado da sua vida e me falava que não era mais capaz de enxergar beleza no seu dia a dia. Não sentia mais prazer no que fazia. Não apreciava mais a sua própria companhia. Hoje, na verdade, eu não sei mais bem se o que ela estava me dizendo era uma tentativa de justificar as suas atitudes ou se realmente ela estava passando por tudo aquilo que descrevia. E nem me importa, sinceramente. O que me importa é que aquela conversa estava me fazendo reavaliar muitas situações que eu vivera até aquele momento. Fazendo-me refletir sobre as atitudes que eu tomara ao longo dos tempos.
Você já parou para notar quantas coisas belas deixamos passar em nossa vida por pura falta de atenção?
Amores, amigos, o nascer do sol, um pedido de nossa mãe, um sorriso gratuito, uma declaração de amor, mesmo que implícita...
Quantas vezes não percebemos que estamos permitindo que a nossa felicidade passe sem nem percebermos que ali mora o que mais desejamos para a nossa vida?
Isso acontece. A toda hora. Não podemos nos prender a tudo de bom que passou na nossa vida se não fomos estruturados o suficiente para entender que aquilo nos bastava. Precisamos entender isso sem dor. Entender para crescer, para mudar.
E como podemos mudar essa atitude? Somos incertos, inconstantes, imprecisos. Somos seres humanos. Estamos em busca de crescimento, em busca de aperfeiçoamento. Estamos criando nossas estruturas, nossas bases e muitas vezes não percebemos que perdemos a chance da nossa vida simplesmente porque não damos o real valor que as coisas merecem. Que as pessoas merecem. E muitas vezes sentimos que não temos o mesmo valor, a reciprocidade do sentimento que entregamos para o outro.
Culpados? Não há. Não podemos culpar alguém por nos deixar passar, como não é justo sermos culpados por não podermos doar à todas as situações as mesmas atenções que doamos para algumas ocasiões. Mesmo que erradas.
O que podemos fazer para tentar melhorar esse infeliz fato é acreditar nos sinais e seguir nossa intuição. Uma amiga me disse isso e na hora eu não prestei muita atenção. Mas agora isso faz muito sentido.
Infelizmente tudo passa. O que é ruim e o que é bom. Nada pode impedir que passe. Todo sentimento, bom ou ruim, precisa ser nutrido. E para nutrir, você tem que prestar muita atenção nos pequenos detalhes...

3 comentários:

Aline disse...

Se não fosse pelo início do texto eue staria até agora pensando que isso tinha surgido em uma das nossas cnversas... Enfim... Refletindo sobre o texto. Não sei se concordo que é falta de atenção, mas... É que criamos padrões de comportamento para os outros e quando as reações fogem desses padrões... enfim... to refletindo e isso basta!

Raquel B. disse...

Todo mundo passa por momentos da vida em que fica difícil enxergar as coisas boas... O importante é não se demorar nessas fases e tentar condicionar nossos olhos e corações a buscar sempre o belo em seus mínimos detalhes...

Unknown disse...

I love You!!!
Beijos
Dinda

A SAGA DA FAXINA

Sete horas da manhã. Acordei, olhei para a casa e pensei: Hoje é um belo dia para se fazer uma faxina. Foi uma vontade totalmente espontânea...